terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dia Internacional do Implante Coclear

Hoje é o dia internacional do Implante Coclear! Acho que nada mais justo o nosso querido IC ter um dia só para ele. Com certeza, muitos milhares de implantados pelo mundo afora comemoraram neste dia com alegria infinda. Há mais de 50 anos temos motivos para comemorar, do primeiro implantado até o último. Fiquei muito emocionada de ver fotos de vários implantados de todas as idades e de várias nações, de ler em várias línguas "Feliz Dia Internacional do Implante Coclear". Até vídeo fizeram, com fotos de implantados com suas famílias e em encontros com outros "irmãos" de IC.

Para brindar este dia, quero comemorar contando uma historinha, algo que aconteceu comigo há alguns dias atrás. Novas descobertas!

Estou eu lá na cozinha colocando um comprimido efervescente de vitamina C no copo com água para dissolver e enquanto aguardo, ouço um som. Acho que os ouvintes já até sabem o que é, mas a verdade é que eu ouvi o barulhinho do comprimido se dissolvendo! Geeeente! Eu não sabia que este negócio fazia barulho!! Que barato!!! Fiquei tão surpresa que peguei o copo e fiquei com ele bem pertinho do ouvido com IC para ficar ouvindo até o comprimido acabar de dissolver. 

Sabe como eu me sinto nestas horas? Eu realmente fico maravilhada diante dos "novos" sons, pois para mim, algo deste tipo que descrevi em cima não fazia barulho nenhum! Antes do IC, eu olhava para o copo com o comprimido efervescente e era como se não tivesse som nenhum, portanto, nenhuma vida, totalmente inanimado! Não sentia nada. Via somente o copo e o comprimido dissolvendo e a água mudava de cor, ficava laranja. Hoje, eu olho para o copo com o comprimido efervescente, sinto mais forte aquelas bolhinhas subindo com o som de "sshhhii", é como se ele tivesse vida! Agora tudo tem som e portanto, tudo parece que tem vida! Percebe? É fantástico isso!

Agradeço a Deus sempre pelo IC, pois ele melhorou minha audição, muito embora eu ainda precise do AASI para compreensão da fala, mas é questão de treino e adaptação e ouço muitos sons com ele que eu não ouvia. 

Parabéns a todos os implantados que acreditaram na oportunidade de ouvir e também aos pais que optaram por fazer o IC em seus filhos! 









2 comentários:

  1. Pode dizer que fui eu que fiz o filminho, rsrs.... E que as fotos vieram gentilmente da nossa amiga Joan, da Espanha, que far parte da AICE, a Associacao de IC da Espanha.
    É muito bacana mesmo, ver todos os implantados do mundo inteiro (talvez uns 500 mil) se juntando pra comemorar algo que nos traz tanta emocao e qualidade de vida.
    Parabens pelo lindo post!!! Avante!! Abracos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Roner!
    Eu realmente não sabia que o vídeo era seu... Se eu soubesse, pediria autorização para publicá-lo aqui, pois ficou muito bom!
    Parabéns pelo vídeo!
    Abração

    ResponderExcluir

Deixe um comentário