domingo, 11 de outubro de 2015

Um tempo sem audição

Um belo dia resolvi lavar os cabelos de manhã, e como já ia sair para trabalhar, não deu para secar e saí com eles molhados mesmo. Colocar os meus ouvidos, nem pensar. Meu AASI não é a prova d'água e meu IC até aguenta bem umidade, mas se eu colocasse na cabeça, meu cabelo não ia secar direito. Então pensei em colocá-los na bolsa e depois, quando meu cabelo já estivesse menos molhado eu os colocaria. E assim feito, saímos, minha família e eu para o trajeto matutino rotineiro.

É engraçado que, mesmo sem minha audição, parecia que eu "sentia" os sons. Eles fazem tanto parte da minha vida, que eu acostumei. Por isso, quando eu abri e fechei o portão, eu "senti" o som que faz, pois parece que ficou gravado em minha mente. É algo esperado quando minha mente "vê" o abrir e fechar do portão, é automático o ouvir o som esperado. É parecido com quando você coloca o som da TV no mute, você está vendo a imagem e sabe qual seria provavelmente o som. 

Naquela manhã, resolvi deixar no mute por um tempo. Depois de deixar minhas crianças na escola e esposo no ponto de ônibus, segui para o mercado. E deixei meus ouvidos na bolsa. Por um momento pensei em pegá-los, pois dirigindo, não ouviria buzinas ou outros alertas, talvez fosse perigoso. Mas criei coragem e segui em frente, afinal, tem várias pessoas que não ouvem nenhum som e dirigem. Queria ver como era. E parecia que eu conseguia ouvir o som do motor do carro, lá na minha mente.

Claro, minha atenção redobrou. Não que eu não seja cuidadosa no trânsito, não é isso. Tá, ás vezes sou meio maluca, mas procuro tomar cuidado e não cometo extravagâncias a ponto de correr o risco de causar danos a outros. Mas a verdade é que quando eu fiquei com zero som, parece que aquele sono que estava quando acordei de manhã acabou de repente e que meus olhos dobraram de tamanho. Sem brincadeiras, meu radar ficou ligado no máximo.

No mercado desci do carro, peguei o carrinho e subi a rampa. Olhei o carrinho e imaginava o barulho metálico das rodinhas. Olhava as pessoas que cruzavam comigo com mais atenção. Fiz rapidamente as compras, e antes de passar as compras deu uma vontade de tomar aquele cappuccino dentro do mercado. Pensei: será que o atendente vai me compreender? Sei que minha voz muda quando estou sem aparelho. Vou, não vou, vou, não vou e... fui! No balcão, esperei o atendente olhar para mim e falei pausadamente e movendo bem os lábios (como é ruim falar sem ouvir a própria voz!): Um cappuccino, por favor? Ele entendeu, aleluia! E ainda perguntou: Com chantilly? Soltei um "claaaaro" sorrindo. A verdade é que normalmente eu chego e peço: "Um cappuccino no capricho, por favor", mas dessa vez fiquei com vergonha. O engraçado é que quando peço assim, nunca vem caprichado, mas dessa vez veio um cappuccino bem no capricho que até soltei um "uau!". Bem, e na hora de passar no caixa, não pedi CPF na nota para não falar muito e falei muito obrigada.

Na hora de passar as compras, tive que conversar um pouquinho com a moça do caixa. Forma de pagamento? CPF na nota? E não teve jeito, acho que a moça percebeu. E o bacana é que ela esperava eu olhar para ela para falar comigo. Fui muito bem atendida e até ganhei um sorriso da moça quando despedi agradecendo.

No carro, coloquei GPS e senti falta da voz orientando: Vire à direita e em seguida, vire à esquerda. Consegui me orientar bem somente com a imagem. Mas que faz uma falta ouvir as instruções, faz, viu...

A verdade é que foi uma experiência interessante, mas o som faz parte da minha vida e prefiro não abrir mão dele e neste dia mesmo não consegui ficar muito tempo sem. Tudo bem que é só durante o dia, já que a noite, quando vou dormir, eu tiro os meus "ouvidos" e fico no mute - aí para dormir é uma maravilha, pode cair o mundo, que não acordo. E também em casos como agora, eu estava aqui no silêncio, interrompido vez ou outra pelos filhos que pediam atenção, mas concentrada escrevendo esta postagem e o esposo chega e tcharam... liga a TV. É impressionante como tira a concentração! Mas isso foi facilmente resolvido desligando meus "ouvidos". Essa é a vantagem de ser usuária de AASI e IC. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário