domingo, 16 de novembro de 2014

Dia de Prevenção da Surdez

Eu não sabia que existia um dia dedicado à prevenção da surdez, até que no dia 10/11 passado recebi uma mensagem da Erika, amiga querida e implantada também, dizendo que a reportagem que ela tinha sido entrevistada iria ao ar na Redetv News. Quando vi a mensagem, iria passar em poucos minutos, liguei a TV bem rápido e enviei pra ela: "Assistindo!".

E aí fiquei sabendo da seguinte estatística: no Brasil existem mais de 9 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Considero a data muito importante mesmo, para lembrar as pessoas de cuidar da saúde dos ouvidos, desde que nasce até a mais avançada idade. Bebês recém-nascidos têm o Teste da Orelhinha, que é gratuito e obrigatório por lei (Lei 12.303/10, sancionada em 2/8/2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva). E quando mais cedo diagnosticar a deficiência auditiva, maior a chance da criança crescer como uma ouvinte, através de AASI ou IC e fonoterapias. Os pais que optam por um desses meios o quanto antes para melhorar a audição do filho que nasceu com deficiência auditiva estão sabiamente corretos, pois quando for adulto, o filho poderá recorrer ao AASI ou IC, mas o resultado poderá não ser tão satisfatório e será mais difícil a adaptação sonora, uma vez que ficou grande parte da vida sem ouvir.

Na reportagem que assisti (com direito até a um bolo de aniversário), Erika e sua filha Emily contam um pouco do IC no Dia da Prevenção da Surdez. Vale a pena assistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário