sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O meu aparelho de 16 anos


Eu escrevi bastante aqui no blog sobre o meu IC. Para quem não sabe, uso um Implante Coclear Nucleus 5, da Cochlear, no ouvido esquerdo desde a minha ativação, em 21 de maio de 2013 e foi a decisão de fazer a cirurgia que me levou a escrever o Blog. Essa semana pensei: "E o meu outro aparelho, do outro ouvido? Quem é ele?". Acabou esquecido. Hoje eu pesquisei sobre meu AASI.

A data certinha de quando o meu atual  AASI veio pra mim eu não tenho. Mas tenho quase certeza que foi em 1998 que meu pai comprou o meu Oticon 390 PL, sendo ele o terceiro aparelho da categoria (retroauricular) que eu usei no ouvido direito. Eu tinha 24 anos, e nesta época morávamos Paulo, meu filho Giuliano e eu em Ituverava, região de Ribeirão Preto, cidadezinha de quase 40.000 habitantes. Quando meu pai disse que queria me dar um aparelho novo de presente porque o meu anterior estava com problema, fui até Ribeirão Preto, procurei a Telex da cidade, e experimentei vários AASI. Mas a compra finalmente foi feita na Telex de Campinas onde somos clientes desde meus cinco anos, pois havia uma promoção e o aparelho saiu mais em conta.

O meu Oticon 390 PL é analógico, é indicado para perda auditiva significativa (curva inversa) e já não se fabrica mais este modelo, para minha tristeza. Hoje, nem revisão fazem mais dele, pois não existem peças compatíveis. Na época, fiz audiometria e um teste com ele e outros dois. Até então, embora já existisse, eu nunca tinha experimentado um aparelho digital, mesmo porque não tive indicação.

A minha preocupação com a manutenção do meu aparelhinho começou em 2010, quando ele já tinha 12 anos de uso. O tempo estimado de vida útil de um aparelho é 8 anos! Neste mesmo ano, comecei a me preocupar com a audição do ouvido esquerdo também. Tinha esperança dele voltar a ouvir com AASI. Fiquei sabendo através da tia Ana e primas Ana Cláudia e Maria Angélica que a PUCC estava oferecendo aparelhos digitais aos pacientes. Lá fui eu de porta em porta, começando no postinho de saúde do bairro, para pegar encaminhamento ao otorrinolaringologista da Poli e assim conseguir outro encaminhamento à PUCC para dar entrada aos testes e comprovar necessidade de aparelho auditivo nos dois ouvidos. A espera foi longa até chegar na PUCC, lá o processo foi mais rápido.

Não vou conseguir lembrar a data exata de quando experimentei um AASI digital. Mas lembro minha reação: Que esquisito! Foi em 2010, e eu tinha que escolher entre várias marcas. Optei pelo Sumo DM, da Oticon, por ser da mesma marca que já estava acostumada.

Chegaram os dois aparelhos Sumo e coloquei nos dois ouvidos. Por um ano, voltei todo mês para ajustar e regular os aparelhos, na esperança de melhorar a percepção dos novos sons. Por um ano fiz um esforço para me adaptar a eles. Mas não deu certo, eles não eram indicados para mim. Não conseguia ouvir e entender as pessoas, os sons estavam distorcidos demais. Uma vez, perguntei pra manicure se tinha pássaros cantando ali perto, ela disse: São os meus cachorros que estão latindo! Depois dessa, voltei ao meu bom e velho aparelho.

O Sumo esquerdo eu desisti antes do direito. Era só barulho o tempo todo e doía minha cabeça. Entendi o porquê que, nos meus oito anos de idade, meus pais resolveram comprar só o aparelho direito. Somente o IC iria trazer o som melhor ao ouvido esquerdo.

Já o Sumo direito tentei me adaptar durante um ano e, posso dizer, uma fonoaudióloga boa faz toda a diferença. Sim, é uma crítica. Talvez eu não tenha me adaptado por ele não estar devidamente regulado. Pouco tempo atrás levei ele para regular em outra fono (por sinal muito boa) e ele ficou muito melhor que anteriormente, embora ainda eu tenha a sensação de que ele não supra toda a minha capacidade de audição. Parece-me que falta alguma coisa. E ele apita demais. Já fiz outro molde e quando buscar vou tentar usar o Sumo novamente.

Neste meio tempo, antes de fazer meu IC, andei fazendo teste com outros aparelhos digitais, de várias marcas. Depois que fiz o IC, experimentei o Claris PW30, da Oticon. Ficou perfeito, o mais parecido com o meu. Graças a Deus! Durante o teste, fiquei duas semanas com ele e não queria devolver. Precisaria comprar, mas para isso, preciso fazer meu pé de meia.

Mesmo com 16 anos de uso, o meu 390 PL está funcionando. Ele está daquele jeito que as coisas ficam quando têm muito tempo de uso: o cookie (a peça que liga o aparelho ao molde) precisa ser trocado, mas não encontro peça dele, então quando a borrachinha que liga o molde ao cookie endurece ou eu passo Superbonder para o molde parar ou passo fita adesiva, até trocar a borrachinha que liga a ele; o botão do volume está com mal contato, então eu não estou usando no volume que desejaria, mas sim, o que está dando para ouvir (ás vezes mais alto, outras mais baixo). A bateria dele é uma beleza, continua durando 11 dias. Diferente do IC (avisa que vai acabar em poucos minutos e no segundo aviso, acaba de uma vez), quando acaba a bateria do meu AASI, o som vai diminuindo aos poucos. Ás vezes, quando não consigo trocar a pilha na hora, desligo o aparelho, deixo uns quinze minutos e ligo de novo, a bateria ainda tem um restinho e dá para usar mais um tempo. Dá para fazer isso umas duas ou três vezes.

A questão é: o tempo do meu bom e velho Oticon 390 PL está cada vez mais próximo do fim. O que fazer quando chegar o dia?

Tenho aqui o Sumo, guardado na caixinha dele, embora ele não seja perfeito para mim, serve para qualquer emergência. E tenho o meu IC no esquerdo também. Ficar sem ouvir, não ficarei. E tenho na manga o Claris, só que precisaria comprar e não é barato. Na hora certa, terei ele. Com a graça e vontade de Deus.

Minha meta: Claris PW30

2 comentários:

  1. Olá Alessandra ^^ tudo bom?

    Estava procurando notícias sobre o Claris PW30 e achei seu blog.

    Eu uso o Sumo XP no lado direito e um bem velhinho (PL também) no lado esquerdo.

    Hoje, estou testando o Claris para aposentar o PL.
    E, como dissestes, ele é ótimo. Está fazendo MTA diferença.
    Porém, também me incomoda o preço salgado.

    O meu teste termina dia 03/03/2015.

    Por favor, eu preciso de uma opinião =]
    Você chegou a comprar o Claris?
    Valeu a pena?

    Se puderes responder, ficarei mto grata!

    Obrigada e um abraço!
    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiana!
      Desculpe-me a resposta tardia. Eu ainda não realizei meu sonho de adquirir o Claris. Ele realmente é bem carinho, por ser um aparelho de primeira linha.
      De todos, só consegui ouvir bem com ele. E tenho certeza de que não me arrependerei quando adquiri-lo.
      Postarei aqui quando conseguir e aviso você!
      Um abraço e fica com Deus
      Obs.: se você já tiver tomado a decisão de comprar, pode me contar como está sendo? Obrigada!

      Excluir

Deixe um comentário