domingo, 2 de junho de 2013

Barulho ou som?

Terça feira passada (hoje é domingo) mudei de nível, fui para o 2. Começou alto, me incomodou um pouco. No trabalho, peguei o controle e vi que estava no 10 o volume. Baixei para 7, ficou mais confortável. Escrevi para Elaine como foi a mudança. Ela me perguntou como estavam os sons, respondi que eu estava ouvindo barulhos, não conseguia identificar com ele sozinho, mas junto com o outro ouvido, eu percebia melhor os sons.

Na quinta feira, lavei o cabelo e coloquei somente o IC, pois ele é mais resistente à água que o meu outro aparelho, chamado de AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual). Saindo com minha cunhada Cristina, na frente de casa, ouvi meu cachorro Bob latir, somente com o IC. Assim, ouvi o latido e percebi que era latido, sabe? Fiquei feliz. Fiquei um momento só com o IC ligado, aumentei o volume voltando para o 10, seguindo recomendação da minha amiga Ciça, implantada nos dois ouvidos. Ela nasceu na beira da praia e graças ao IC, ouviu pela primeira vez o barulho do mar!

Os sons são barulhos, consigo perceber alguns o que são, outros somente percebo se eu estiver olhando. Por exemplo: meu filho saiu do quarto do lado e apagou a luz. O barulho de desligar no interruptor foi ao mesmo tempo que a luz apagou, então eu liguei o barulho ao fato porque estava vendo. Mas se eu estivesse de costa, não saberia que som era aquele.

O interessante é que normalmente eu não perceberia o barulho do interruptor, na minha vida de antigamente. Muitos sons eu percebo melhor hoje com o IC. Por exemplo: minha respiração, parece que está mais alta. Barulhos que eu consideraria "pequenos" (liga/desliga interruptor, respiração, o apertar de botão, pentear cabelo, esfregar as mãos, etc) hoje estão mais altos. E eu sei o que é, se estiver vendo. Por enquanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário